Livros de banho (dos 6 aos 12/18 meses)
Os livros de banho permitem uma exploração autónoma por parte do bebé, uma vez que
são macios, seguros e resistentes. Lembro que os bebés começam a conhecer e explorar
o mundo que os rodeia através da boca, sendo este um material adequado. Muitas vezes,
este é o primeiro contacto do bebé com o universo dos livros.
Livros de tecido (dos 8 aos 18 meses)
Os livros de tecido permitem uma exploração autónoma por parte do bebé. São macios,
seguros e resistentes. Através do tato, o bebé explora as texturas do livro e pode até
desenvolver uma relação afetiva com ele, tornando-se num objeto transicional, ou seja, um
objeto que lhe transmite conforto e que leva consigo nos vários momentos da rotina.
Livro cartonado com chocalho (dos 1 aos 2 anos)
Os livros cartonados não são resistentes à boca dos bebés, uma vez que são feitos de
cartão, daí aconselhar só a partir dos 12 meses, altura em que os bebés começam a utilizar
espontaneamente outros sentidos (tato, visão, audição) como forma de explorar o mundo
que os rodeia. Estes livros são pequenos para caberem nas mãos do bebé, de material
resistente, com chocalho, o que os torna ainda mais atrativos.
Livro cartonado com texturas (dos 1 aos 3 anos)
Os livros cartonados com texturas permitem uma exploração através do tato. O livro conta
uma história e, por isso, prevê-se que seja um momento partilhado com o adulto, que
conta a história e conduz as mãos da criança sobre os relevos, instigando a sua
imaginação e ampliando a história, existindo a preocupação de adaptar o conto sempre de
acordo com a idade da criança ouvinte.
Livro com CD (dos 6 meses aos 5/6 anos)
Estes livros contemplam uma história ilustrada e um CD de música de qualidade. O CD não
substitui o conto da história por parte do adulto. Prevê-se que a música acompanhe o
conto, que é realizado pelo adulto (e não pelo CD). Visa a exploração da música como
ponto de partida para a interacção das várias técnicas e linguagens de comunicação
artística. O adulto deverá utilizar estratégias e dinâmicas adequadas à faixa etária do
bebé/criança ouvinte, na exploração dos vários recursos: livro e música.
Livro com fantoche (dos 6 meses aos 5/6 anos)
Os livros com fantoche/dedoches são muito desejados pelos bebés e crianças mais velhas.
Proporcionam um leque quase infinito de possibilidades para a criação de muitas histórias
e garantem uma grande interação entre o adulto que conta a história e os seus ouvintes.
Livro POP-UP (dos 2 aos 5/6 anos)
Os livros POP-UP contemplam imagens que parecem “saltar” das páginas quando abrimos
o livro. Estas imagens tridimensionais (3D) tornam o momento do conto da história
emocionante e interativo. São, também, um incentivo para as crianças mais velhas
manusearem o livro e recontarem a história.
Livro com ilustração (dos 18 meses aos 5/6 anos)
Um livro de qualidade, com uma boa história, texto pouco extenso e ilustração atrativa,
fazem as delícias, dos mais novos aos mais velhos. Promove na criança a familiaridade
com pequenas narrativas (com início, meio e fim), que retratam a fantasia, mas também o
mundo que a rodeia. A escolha do livro e a dinâmica utilizada pelo contador de histórias
fará toda a diferença, na predisposição e envolvimento dos ouvintes.
Livros informativos (dos 2 aos 5/6 anos)
Os Livros Informativos com ilustrações ou fotografias,são um rico recurso à abordagem de
temas do interesse da criança a obter conhecimento, despertando-a para a utilidade do
livro como fonte de saber.
Sem comentários:
Enviar um comentário