Pesquisar neste blogue

Recursos Educativos-Livros para Crianças de 1 ano aos 6 anos





Livros de banho (dos 6 aos 12/18 meses)

Os livros de banho permitem uma exploração autónoma por parte do bebé, uma vez que

 são macios, seguros e resistentes. Lembro que os bebés começam a conhecer e explorar 

o mundo que os rodeia através da boca, sendo este um material adequado. Muitas vezes, 

este é o primeiro contacto do bebé com o universo dos livros.





 Livros de tecido (dos 8 aos 18 meses)




Os livros de tecido permitem uma exploração autónoma por parte do bebé. São macios,

 seguros e resistentes. Através do tato, o bebé explora as texturas do livro e pode até 

desenvolver uma relação afetiva com ele, tornando-se num objeto transicional, ou seja, um 

objeto que lhe transmite conforto e que leva consigo nos vários momentos da rotina.



Livro cartonado com chocalho (dos 1 aos 2 anos)


Os livros cartonados não são resistentes à boca dos bebés, uma vez que são feitos de 

cartão, daí aconselhar só a partir dos 12 meses, altura em que os bebés começam a utilizar 

espontaneamente outros sentidos (tato, visão, audição) como forma de explorar o mundo 

que os rodeia. Estes livros são pequenos para caberem nas mãos do bebé, de material 

resistente, com chocalho, o que os torna ainda mais atrativos.





Livro cartonado com texturas (dos 1 aos 3 anos)


Os livros cartonados com texturas permitem uma exploração através do tato. O livro conta

 uma história e, por isso, prevê-se que seja um momento partilhado com o adulto, que 

conta a história e conduz as mãos da criança sobre os relevos, instigando a sua

 imaginação e ampliando a história, existindo a preocupação de adaptar o conto sempre de 

acordo com a idade da criança ouvinte.






Livro com CD (dos 6 meses aos 5/6 anos)



Estes livros contemplam uma história ilustrada e um CD de música de qualidade. O CD não

 substitui o conto da história por parte do adulto. Prevê-se que a música acompanhe o

 conto, que é realizado pelo adulto (e não pelo CD). Visa a exploração da música como 

ponto de partida para a interacção das várias técnicas e linguagens de comunicação 

artística. O adulto deverá utilizar estratégias e dinâmicas adequadas à faixa etária do 

bebé/criança ouvinte, na exploração dos vários recursos: livro e música.


Livro com fantoche (dos 6 meses aos 5/6 anos)




Os livros com fantoche/dedoches são muito desejados pelos bebés e crianças mais velhas.

 Proporcionam um leque quase infinito de possibilidades para a criação de muitas histórias 

e garantem uma grande interação entre o adulto que conta a história e os seus ouvintes. 




Livro POP-UP (dos 2 aos 5/6 anos) 



Os livros POP-UP contemplam imagens que parecem “saltar” das páginas quando abrimos 

o livro. Estas imagens tridimensionais (3D) tornam o momento do conto da história

 emocionante e interativo. São, também, um incentivo para as crianças mais velhas 

manusearem o livro e recontarem a história.


Livro com ilustração (dos 18 meses aos 5/6 anos)


Um livro de qualidade, com uma boa história, texto pouco extenso e ilustração atrativa,

 fazem as delícias, dos mais novos aos mais velhos. Promove na criança a familiaridade

 com pequenas narrativas (com início, meio e fim), que retratam a fantasia, mas também o 

mundo que a rodeia. A escolha do livro e a dinâmica utilizada pelo contador de histórias 

fará toda a diferença, na predisposição e envolvimento dos ouvintes.



Livros informativos (dos 2 aos 5/6 anos)



Os Livros Informativos com ilustrações ou fotografias,são um rico recurso à abordagem de 

temas do interesse da criança a obter conhecimento, despertando-a para a utilidade do 

livro como fonte de saber.





Sem comentários:

Enviar um comentário

A Matemática no Jardim de Infância

Com a Canção "A Rua das Formas"                                             Vem aprender as Formas Geométricas!   ...